Wednesday, September 26, 2007

Programas de Etnografia Portuguesa e Ciência Política

Já estão disponíveis nos seguintes links os programas de:
Chamo à atenção para a o facto dos materiais de apoio da cadeira de Ciência Política se encontrarem na Danka, no dossier do Prof. André Freire.

Programas das cadeiras do Prof. Francisco Vaz da Silva

No site do prof. Francisco Vaz da Silva, na morada http://hmm.planetaclix.pt/index.html, encontram os Programas das disciplinas de Teorias e Problemáticas 3 e Contos Tradicionais Europeus.
Não se esqueçam de imprimir as indicações que encontram na página, relativamente a Métodos e Laboratório 3, pois não só informam sobre as formas de avaliação continua, como também contêm indicações sobre os estilos de referências bibliográficas essenciais para esta cadeira.

Thursday, September 20, 2007

Mobilidade e Inserção na Vida Activa

Tendo em conta que o Processo de Bolonha incita e facilita a mobilidade dos estudantes universitários, parece-me que existe algum bom senso nos Órgãos de Gestão do ISCTE.
Para que os alunos possam usufruir desta possibilidade, bem como sejam orientados no sentido de se integrarem na vida activa, o ISCTE tem um novo gabinete, o GMIVA – Gabinete de Mobilidade e Inserção na Vida Activa.
Os actuais contactos são:
Coordenação (ainda sem telefone externo) - Sónia Henriques 21 751 075 - Sala 1w7E

Área de Relações Internacionais: 21 790 32 09 - Cristina Sobreira 21 751 091 - Joana Jordão 21 751 076 - Sala 1w9

Área de Apoio ao Candidato: 21 790 30 28 - Magda Ribeiro 21 751 093 - Sala 1w9

Área de Estágios e Saídas Profissionais: 21 790 30 53 - Sara Martins 21 751 092 - Sala 1w9

Fax GERAL: 21 790 39 29

Comunicação e Imagem (ainda sob a responsabilidade de Sónia Henriques): 21 790 30 29 - Patrícia Tavares 21 751 111 - Rita Coutinho 21 751 112 - Sala 1w11

Wednesday, September 19, 2007

Tales From The Jungle

Em
seguem-se as restantes partes do documentário sobre Malinowski.
Na continuação desta série - "Tales From The Jungle" da BBC, encontra-se também um documentário sobre a "menina" Margaret Mead e Derek Freeman.

Tales From The Jungle: Malinowski - Part 1 of 6

Monday, September 17, 2007

«Os Shantai dizem Marang Gurang; os Cristãos usam o nome Deus; os Muçulmanos dizem Alá, enquanto os hindus adoptam o nome Bhagaban. Somos a raça humana; filhos da mesma mãe.»
Este trecho é parte de uma canção que Manimala Chitrakar, uma mulher da aldeia de Naya, perto de Calcutá, acompanha com uma pintura numa tira de papel. Nesta, esta muçulmana expõe temas que retratam a vida social e política da sua aldeia, do seu país e do mundo.
As Pinturas cantadas: arte e performance das mulheres de Naya demonstram o retomar de uma tradição oral Patua, que aborda os assuntos actuais através de uma fusão de cor, misticismo e realidade.

Bin Laden - 11 de Setembro, de Hazra Chitrakar, pormenor de uma pintura narrativa e cantada

Até 31 de Dezembro de 2007 é uma exposição a não perder no Museu Nacional de Etnologia.

A beleza extraordinária destas tiras de papel expostas completa-se na visualização de um documentário em projecção, no qual estas mulheres indianas esclarecem a razão das suas obras e descrevem um pouco das suas vidas.

Thursday, September 13, 2007

INSCRIÇÕES PARA O ANO LECTIVO 2007-2008

Dada a existência de problemas na inscrição de alunos via online, foi hoje aprovado oficialmente o adiamento da data limite de entrega da inscrição para o ano lectivo 2007-2008.
Assim,
Todos os alunos poderão inscrever-se nos Serviços Académicos até ao final da semana que vem.
A partir de 2ª feira, dia 17 de Setembro, a Secretaria retomará o seu horário habitual em tempo lectivo, ou seja, estará em funcionamento às 4.as feiras até às 19h00.
Oficialmente, as aulas terão início no
dia 24 de Setembro de 2007, às 18h00.

Friday, September 07, 2007

Mais belezas da minha terra!

Deste espaço lúdico-cultural destaca-se o Parque da Juventude e o Equuspolis, no qual podemos encontrar o Museu Municipal Mestre Martins Correia, composto de várias obras escultura e pintura. Para quem não reconhece este artista casapiano aconselho a reparar na Estação de Metro das Picoas, em Lisboa, pois as pinturas em azulejo e as esculturas são obras suas.

Da sua beleza natural, para além das alvercas e do Tejo, sobressai a Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, na qual se reproduzem espécies únicas como o Zarro-comum e nidificam Gaivinias-dos-paúis e os Coelheiros. Encontram-se também peixes endémicos como o Ruivaco e a Boga-portuguesa, vários anfíbios, répteis, lontras, entre outros.

Tuesday, September 04, 2007

A minha terra tem coisas bonitas!

Nasci em Lisboa, mas não sou Alfacinha! Tenho sangue Goleganense e considero-me Ribatejana. É assim que me imagino e como tenho orgulho na minha criação imaginária aproveito para divulgar o que a minha terra tem de bonito.

(clicar nas imagens)
Esta Casa-Estúdio construída entre 1871 e 1875 como laboratório e estúdio de fotografia permitiu a Carlos Relvas se consagrar como o primeiro fotógrafo amador de Portugal.

Outra beleza arquitectónica que não pode ficar descurada é a Igreja Matriz da Golegã, edificio quinhentista construído por Boitaca a mando de D. Manuel I. Destaca-se o pórtico manuelino, que concentra a simbologia deste estilo de arquitectura e no qual se encontra um pequeno nicho com uma imagem da Virgem com o Menino.

(clicar na imagem)

Monday, September 03, 2007

Época Especial acessível a Trabalhadores-Estudantes!

Quando regressei de férias, espantei-me com o seguinte e-mail, enviado no dia 30 de Agosto de 2007 18:30 pelo Gabinete da Presidência do ISCTE:
«Atendendo às várias situações apresentadas pelos Trabalhadores-Estudantes do ISCTE e à sugestão endereçada pela Presidente do Conselho Pedagógico, relativamente às épocas de exames destes estudantes e, ainda, tendo em conta a necessidade de possibilitar a progressão dos estudos e a obtenção do aproveitamento escolar, autoriza-se aos Trabalhadores-Estudantes a realizarem, no máximo, dois exames na época especial de forma a flexibilizar as condições de passagem para o ano curricular seguinte.
Esta norma entra em vigor a partir de 30 de Agosto de 2007.
Com os melhores cumprimentos,
O Vice-Presidente
Prof. Doutor Juan Mozzicafreddo»
Apesar de existirem restrições no acesso será que estão com medo de perder alunos e como consequência se verem na obrigação de acabar com alguns cursos e fechar a Universidade?
Os Trabalhadores-Estudantes já não são os frequentadores maioritários do ensino nocturno e estão cada vez mais presentes nas turmas diurnas. Quanto maior for o grau de insucesso nos alunos maior será a possibilidade da Universidade perder a sua utilidade pública. Com o Novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior será fácil justificar que uma Universidade não oferece qualidade de ensino!
Já é altura dos orgãos das universidades deste país se consciencializarem de que têm a obrigação de oferecer a melhor qualidade aos seus frequentadores! E nestes orgãos incluo docentes, discentes e todos os não docentes, pois todos contribuem para o seu funcionamento.
Em termos durkheiminianos poder-se-á dizer que estamos perante um organismo chamado Universidade e que funciona sem anomias, ou com o mínimo de anomias, se os seus membros estabelecerem a solidariedade orgânica entre eles. Algo que, até à actualidade, considero como não fazendo parte quer da consciência individual quer da colectiva de discentes, docentes e não docentes! E espero um dia ter a possibilidade de assistir a uma mudança de atitude nestas consciências!