Onde pára Bolonha?
Parece-me que em Portugal o termo Bolonha só é reconhecido como uma região algures num país chamado Itália.
Diz-se "à boca cheia" que Portugal assinou a Declaração de Bolonha, aplicando este termo no Ensino Superior. As Universidades declaram que os seus cursos estão em conformidade com o Processo de Bolonha, no entanto na prática só assinaram a Declaração, porque
"Cadê" o Processo?
Não se vislumbram alterações!
Onde está a mobilidade tão apregoada? Onde está a possibilidade de escolher as disciplinas que se pretendem frequentar? Onde está a possibilidade de frequentar disciplinas de outros cursos? E de outras universidades?
Não será este um Processo Bologuês ou Portunha?
Sim, porque Processo de Bolonha não é! É mais uma "trapalhice" à Portuguesa! Aproveita-se o que é mau em Bolonha e deita-se fora tudo o que este Processo tem de útil!
Continuamos a ser obrigados a matricular em disciplinas obrigatórias! Nunca vi a palavra obrigatoriedade na documentação do Processo de Bolonha. Mas se alguém encontrar, agradeço que me informe, posso eu estar errada! O sistema de ECTS não só permite a normalização do Ensino Superior, como também é um veículo de flexibilidade e mobilidade.
Talvez resida aqui outro problema de significado. O que quer dizer mobilidade no ensino em Portugal? Será que esta palavra está afecta apenas aos movimentos de alunos após o terminus de um ciclo? Será que este termo não existe como mobilidade de alunos entre cursos do mesmo ciclo?
Até à actualidade, só se vislumbra resposta para a segunda pergunta, que é SIM, pois parece que para a terceira, continuamos no NÃO. No que concerne à primeira, não há dicionários que respondam a esta pergunta.
Mais uma vez, vejo-me obrigada a inscrever-me em disciplinas obrigatórias, e as consideradas "optativas" são tão obrigatórias quanto as anteriores. O leque é limitado e as possibilidades de frequência são limitadas, pois prevalece a escolha dos alunos do 3º ano. Ou seja, ora bolas, eu vou frequentar o 2º ano! Pois é, culpada sou eu por não estar no 3º ano! Mas que eu saiba, as obrigatoriedades impõe a passagem do 1º ano para o 2º ano.
Eis outro termo para meditar em Bolonha - ano lectivo. Este fica para uma próxima.
3 Comments:
Soluções! Soluções é que se quer ver. Que existem problemas, imperfeiçoes, desajustamentos, todos nós sabemos. Mas qual o seu contributo para melhorar as coisas? Acha que basta expelir o fel com as injustiças pessoais? Venham daí as ideias para tornar o mundo melhor! Já procurou saber as razões por que as coisas são assim, falando com o Reitor ou com docentes com responsabilidades da secção de antropologia da sua Faculdade? Reclamar é o mais fácil! Fazer melhor é o que se queria ver.
Algo vai mal neste blog. Tão depressa diz que Bolonha é o pior do mundo como agora invoca Bolonha, porque tem interesses pessoais em causa. Esquizofrenia ou egocentrismo?
Assim se desmacaram todos os falsos revolucionários e contestatários. Afirmando-se defensores de uma moral colectiva o que querem é obter lugares de poder para lutarem pelos seus interesses pessoais. É a escolinha do PC. Nao engana ninguem!
Olá Ana,
É enquanto antiga aluna da lincenciatura em Antropologia do ISCTE, com muito interesse na Antropologia, que tenho o hábito de pesquisar na Net o que se passa.....
E o que passa, é que este Blog de certeza que não está a ser frequentado por pelas pessoas a quem pode interessar e que devem reflectir os processos do ensino em geral, de Bolonha a quem está nele e da Antropologia em particular.
Pelo que vi no Blog, tem feito um bom trabalho como delegada de turma(é pena que no meu tempo não existissem Blogs para facilitar a vida dos estudantes), e lamento também que palermas anónimos, que pelo discurso nada têm a ver com 'antropólogos' venham insultar e conotar quando deveriam reflectir
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