Um livro sobre as Fiji e seus habitantes
Se querem saber algo mais sobre as ilhas Fiji e os Fijianos, encontram um livro na hiperligação:
http://books.google.com.fj/books?vid=OCLC05701972&id=WMkNe1rwRdMC&pg=PA1&lpg=PA1&dq=book+Fiji+and+the+Fijians
http://books.google.com.fj/books?vid=OCLC05701972&id=WMkNe1rwRdMC&pg=PA1&lpg=PA1&dq=book+Fiji+and+the+Fijians
Parece bastante interessante, e que permite fazer o download. Trata-se de uma digitalização do primeiro volume escrito por Thomas Williams, que fora missionário nas Fiji, sobre as ilhas e foi publicado em 1858.
5 Comments:
Olá Ana, gostaria de saber qual a sua opinião sobre a especificidade da antropologia em relação a outras ciências socias como a sociologia.
Outra questão se me permite: que futuro vê na antropologia não só como carreira mas como disciplina(espero fazer-me entender.)
Assisti ao debate de Daniel Miller nas conferências do Estado do Mundo e fiquei assustada. O que era aquilo?
Psicologia de três cêntimos com socilogia emprestada à revelia.
Espero que tenha interesse e tempo para comentar estas questões comigo. Desde já obrigada.
Olá Polly. Agradeço desde já ter exposto estas questões, pois a minha curiosidade antropológica está ávida de debates quanto a diferentes visões do mundo. É sempre interessante expôr a minha opinião e conhecer outras opiniões e meditar sobre elas.
Respondendo à sua primeira questão colocada, considero que a antropologia é uma ciência trans e multidisciplinar, abrangendo as restantes áreas das ciências sociais e humanas. A distinção reside neste facto, pois recorrer a outras áreas, como a economia, a psicologia, a linguística, a história, a sociologia, com a qual actualmente faz parcerias, a filosofia, entre outras, é, para mim, uma mais-valia.
Quanto ao futuro da disciplina, eu sou céptica. Depende da Academia, pois é deles que está dependente a fusão ou não fusão com a sociologia. Corre hoje no meio académico que a Antropologia e a Sociologia são uma só disciplina, pois a Antropologia é por muitos considerada uma subdivisão da Sociologia, que, enquanto houve populações ditas "primitivas" teve campo de estudo. Na actualidade, a antropologia está em mudança de paradigma e em fase de transformação, pois existe a consciência que já não há, pelo menos neste planeta, povos por descobrir. No entanto, campo de estudo existe sempre, mas uma disciplina criada com o intuito de estudar "novos" povos, vê-se hoje no constrangimento de alterar a sua estrutura, como também resolver os seus problemas éticos. O futuro ninguém o sabe, mas considero a mudança depende em grande medida das atitudes das nossas academias. Esta é possível se existir algum bom senso, e se a antropologia mantiver parcerias com as restantes áreas. Sabemos que no continente Americano, a disciplina da Antropologia é considerada essencial, e os Antropólogos são solicitados pelas empresas para fazer estudos de mercado. Logo, a antropologia aplica-se em todas áreas da ciência, seja a humana seja a natural, pois até nesta está, por exemplo, em desenvolvimento a Antropologia Médica.
Não tive possibilidade de frequentar essa conferência, pois encontrava-me em aulas, mas, como acima afirmei, sendo a antropologia multidisciplinar, existe a prática recorrente de se valer das restantes ciências.
Gostaria também de conhecer a sua opinião e espero que continue a expôr as suas questões.
olá Ana adorei a sua resposta que foi completamente esclarecedora.
Para o próximo ano espero ser trabalhadora estudante (trabalhadora já sou)e queria muito realizar um sonho antigo: tirar o curso de Antropologia mas as dúvidas começaram a tomar formas dantescas e percebo agora que a Sociologia tem a upper hand sobre a Antropologia.
Visitei a semana passada o ISCTE onde pretendo tentar estudar e fiquei abismada com o número enorme de gabinetes de docentes de Antropologia. Pensei: ou é um excelente indicador ou um péssimo indicador. Tal como a Psicologia, na minha óptica, não faz sentido fora da Psiquiatria também a Antropologia se devia casar com a Sociologia. A Ana tocou num ponto que me interessa sobremaneira: a filosofia.
Deixo aqui o meu mail se estiver interessada em continuar a trocar ideias comigo, no entanto agradeço desde já a excelente resposta que me deu, foi sem dúvida alguma esclarecedora.
pollyberkeley@gmail.com
Olá Ana tenho mesmo que lhe falar na causa da minha vida: a Tchéchenia.
Provavelmente conhece o povo Tchecheno pelas piores razões mas acredite que se estiver interessada, e como antropóloga deve estar, poderei falar consigo sobre estes caucasianos fabulosos. A guerra na Techéchenia é o genocídio a que ninguém presta atenção: demasiado gás e material nuclear do lado da Rússia.
Por agora não vou aborrecer a Ana, gostava imenso de continuar a trocar ideias consigo, o meu mail está ali em cima. Obrigada.
OLá ana,
agradeço que divulgue entreos colegas da tarde e da noite que acabei de afixar a pauta provisória da disciplina de Laboratórios II (pode ser consultada no blog da cadeira tb). Há muitos casos irregulares de alunos que não devolveram trabalhos ou não entregaram nunca ficha pedagógica com foto. Avise please!
até breve e boas observações
Paulo Raposo
Post a Comment
<< Home